24/02/2019

"O Caminho Perdido" e "O Segredo da Casa Fechada" na Cinemateca Júnior / 02.03.2019


"O Caminho Perdido" e "O Segredo da Casa Fechada", de Teresa Garcia, na Cinemateca Júnior, sábado 2 de Março às 15h00. Sessão com a presença de Teresa Garcia.

O CAMINHO PERDIDO
: Um rapazinho está perdido numa floresta espessa e sombria. Ao final do dia, quando o medo começa a crescer, o rapaz reconhece um som de passos que se sobrepõe aos sons aflitivos e ameaçadores da noite que se instala insidiosamente. É então que surge, do interior da floresta, um velho, também ele perdido. O velho, ao ver o rapaz sozinho, propõe-lhe, procurarem juntos o caminho...

O SEGREDO DA CASA FECHADA: 
“A casa fechada é quase sempre vista pelo olhar das duas irmãs. Ela parece por vezes ganhar vida e mudar conforme a hora do dia ou da noite. No fim não saberemos se essa mudança que mais ninguém parece ver é real ou uma construção deste imaginário infantil”.

O universo poético de Teresa Garcia, por Serge Meurant:
"Em cada filme da Teresa Garcia, trata-se de encontrar a memória de uma casa, de uma infância, de um lugar. Será que podemos conseguir o que eu chamaria um retorno ao futuro pelos recursos que o cinema oferece? Será possível restituir esse movimento que nos leva à origem subterrânea de nossas emoções? A forma do conto, que permite a metamorfose do quotidiano, consegue isso: o realismo mágico vai proceder por sensações, intuições de luz, de paisagens desérticas ou de sonhos relacionados com o fascínio das águas. Cada filme assume a forma de um errância, de uma demanda e de um pôr á prova do real no que ele contém de inexprimível. "